• Saber Esperar


     


                                    “Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas” (Mt 24.32, 33).



    A sabedoria popular reconheceu que: “prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém”. Geralmente, as virtudes ainda são reconhecidas na sociedade, mas em meio à enorme hipocrisia, pois, conquanto sejam até mesmo exaltadas, o comportamento que é realmente estimulado é o do vício e do pecado, da suposta “liberdade” de poder fazer o que se quer.

    No entanto, ser prudente, ser vigilante quanto aos acontecimentos, é algo que Jesus ensina como requisito para não sermos apanhados de surpresa no grande e terrível “Dia do Senhor”. Já na Igreja Primitiva houve aqueles que pensavam que se preparavam para o retorno de Cristo ainda em seus dias. O apóstolo Paulo viu-se obrigado a escrever aos tessalonicenses para explicar-lhes quanto à volta de Jesus, pois muitos estavam vivendo, como se diz: “em compasso de espera”. Nem mesmo trabalhar queriam. Certamente, deixar de trabalhar não significa estar preparado para o retorno de Jesus. De qualquer modo, a responsabilidade de esperar adequadamente a volta de nosso Senhor é algo essencial a todo nascido de novo. Este tem aquele desejo de que Jesus esteja presente plenamente, governando o mundo.

    Atualmente ainda existe um reino de trevas, parasita, que existe simplesmente porque Deus permite. Portanto, o reino trazido por Jesus encontra ainda forte oposição. As obras más se multiplicam à medida que o tempo vai passando e a humanidade vai esquecendo que há um Criador. Todavia, até como uma santa reação a isso, devido ao fato de não suportar ver o nome de Deus ser zombado, diariamente está no coração de todo crente verdadeiro a súplica: “venha o teu reino!”.

    O verso epigrafado faz parte daquilo que se convencionou chamar de “O Sermão Profético de Jesus”, que compreende os capítulos vinte e quatro e vinte e cinco do Evangelho de Mateus. Recorrendo à construção de parábolas, Cristo ensina, principalmente, a necessidade da vigilância com relação ao seu retorno, isto é, uma espera responsável. Assim as parábolas “do bom e do mal servo”, “das dez virgens” e a “dos talentos” conduzem os leitores a refletir sobre a iminência, a imediaticidade e a imprevisibilidade daquele dia. Embora, de fato, não seja possível antever a data da volta de Cristo, o Senhor nos deixou revelado sinais de que ele está a caminho: “guerras e rumores de guerras”, “fomes”, “terremotos”, a perseguição feroz contra a igreja em todas as nações, a traição e a apostasia de muitos que se diziam crentes, falsos profetas que enganarão a muitos, época de multiplicação da iniquidade que apagará o amor, e a pregação do evangelho a todas as nações. Somente aquele que perseverar até o final, o que resistir a tudo, será salvo. A grande distinção da fé verdadeira quando comparada à temporária é essa: perseverança. Pois bem, se analisarmos as notícias que diariamente lemos nos jornais ou assistimos nos telejornais, concluiremos que estes sinais já se fazem claros e presentes.

    No entanto, conquanto seja de conhecimento geral, mesmo os crentes parecem ignorar os sinais de alerta. Não temos visto a igreja dedicar-se mais à Cristo e sua Igreja, jejuar, arrepender-se dos pecados. Parece não se importar com a vida de mornidão espiritual, descomprometimento com o Senhor e a falta de seriedade na vida espiritual. Não há mais crentes que priorizam o reino de Deus e a sua justiça. Vivem atrás das mesmas coisas que os ímpios: bens e mais bens materiais. Vivem para si mesmos. Uma igreja viva anseia e clama pelo retorno de Cristo. Se nossa condição espiritual não tem nos levado a isso é hora de mudar a disposição do coração e buscar ao Senhor enquanto se pode achar e invoca-lo enquanto é possível. Ouçamos as advertências de Cristo e sejamos prudentes e vigilantes. Tenha um excelente dia na presença de Deus!

    (Rev. Jair de Almeida Junior)


  • 0 comments:

    Postar um comentário

    Quer falar com o pastor?

    Se você deseja falar com o pástor, clique no botão ao lado para chamá-lo no WhatsApp.

    Tecnologia do Blogger.
    ENDEREÇO

    Rua Newton Amavel Da Silva, 273 - Jardim Santa Rosa, Cosmópolis-SP.

    E-MAIL

    presbiterianacosmopolis@gmail.com
    rev.jailsonsantos@gmail.com

    TELEFONE

    (19) 999505544
    (19) 999505544

    CELULAR

    (19) 999505544
    (19) 99920-0708